O Governo do Piauí lança nesta segunda-feira (23) a edição 2025 dos Jogos Escolares Piauienses (JEPI’s), o maior evento esportivo estudantil do estado. A cerimônia acontece às 11h no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles, secretários, atletas, estudantes e representantes das federações esportivas.
Com competições entre os dias 4 e 17 de agosto em Teresina, os JEPI’s reúnem alunos de 12 a 17 anos das redes públicas e privadas — estaduais, municipais, federais e particulares — em 22 modalidades esportivas, incluindo atletismo, futsal, voleibol, xadrez e natação. Os campeões representarão o Piauí nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.
Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, os JEPI’s vão além da competição. “O esporte transforma vidas, promove inclusão e descobre talentos. Muitos dos nossos atletas que brilham no mundo começaram nos jogos escolares”, afirma.
Já o secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o papel do esporte na formação integral. “Os JEPI’s ampliam a política de educação integral. Com o Seduc Esportiva, fortalecemos o acesso ao esporte como ferramenta pedagógica e de cidadania”, destaca.
As etapas regionais ocorrem de 24 de maio a 17 de julho em dez cidades polo: Floriano, Regeneração, Picos, Oeiras, Paulistana, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Piripiri e Luís Correia.
As Paralimpíadas Estaduais estão marcadas para os dias 11 e 12 de junho, e as finais dos JEPI’s acontecem de 4 a 17 de agosto em Teresina, em diversos espaços esportivos da capital.
As etapas nacionais serão realizadas em três cidades:
Brasília (DF): Jogos da Juventude – 10 a 25 de setembro
Uberlândia (MG): Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) – 5 a 28 de outubro
São Paulo (SP): Paralimpíadas Escolares – novembro
Serão 22 modalidades esportivas nos JEPI’s:
- Convencionais: águas abertas, atletismo, basquete, badminton, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei, vôlei de praia, xadrez e wrestling
- Paralímpicas: atletismo, bocha e natação
O evento é promovido pelo Governo do Estado com apoio da FEEPI, Semec, IFPI, SINEPE-PI e secretarias municipais de educação e esportes.