Os candidatos ao Enem 2025 que ainda não pagaram a taxa de inscrição têm até esta sexta-feira (27) para confirmar a participação. O valor é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito por boleto, Pix, cartão de crédito, débito ou transferência, conforme as opções do banco.
O boleto é gerado exclusivamente pela Página do Participante, no site oficial do Inep. Para quem optar por Pix, basta escanear o QR Code disponível no boleto. Estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025 são isentos automaticamente e não terão boleto gerado.
A aplicação do Enem 2025 está prevista para os dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. De forma excepcional, nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, que acontecerá no mesmo período em Belém.
A Página do Participante e o portal do Inep oferecem orientações completas, além de uma seção com perguntas frequentes, que ajudam a tirar dúvidas sobre prazos, formatos de pagamento, documentos exigidos e etapas do exame.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado como principal acesso ao ensino superior público via Sisu, bolsas de estudo pelo Prouni e financiamento pelo Fies. Universidades públicas e privadas também adotam a nota do Enem como critério de seleção. Além disso, mais de 50 instituições de ensino em Portugal aceitam o exame para ingresso de brasileiros.