O governo brasileiro iniciou uma nova rodada de diálogo com os Estados Unidos para tentar reverter o tarifaço imposto por Washington sobre produtos nacionais. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à Rádio Piatã.
Segundo Lula, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou na quarta-feira (8) com o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio. O contato marca o início de uma tentativa de aproximação diplomática entre os dois países. “Ontem, o Marco Rubio ligou para o ministro Mauro Vieira. Pode ser o começo de um diálogo. O Brasil não quer briga. O Brasil quer paz e amor. Queremos manter uma relação respeitosa, democrática e baseada na soberania nacional”, declarou o presidente.
A conversa ocorre após o telefonema entre Lula e Donald Trump na última segunda-feira (6). Os dois líderes já haviam se encontrado em setembro, nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Lula classificou o diálogo como cordial, e Trump chegou a mencionar o interesse em visitar o Brasil futuramente.
Durante as tratativas, o presidente brasileiro pediu que as negociações com os Estados Unidos sejam conduzidas “sem preconceito” e reafirmou o objetivo de encerrar as tarifas e retirar as restrições impostas a autoridades brasileiras.