O governador Rafael Fonteles e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inauguram nesta segunda-feira (05) a primeira fase da reforma e modernização do Aeroporto Internacional de Parnaíba, no litoral do Piauí. Na mesma ocasião, será entregue também a nova sede administrativa e o cais multipropósito do Porto do Piauí.
As obras representam um avanço para o fortalecimento do turismo regional e da logística portuária e aeroportuária do estado. Ao todo, o investimento na requalificação do aeroporto soma R$ 47 milhões, por meio de concessão firmada com a SBPB Parnaíba SPE Ltda., sob gestão da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc/Sead).
A reestruturação inclui 178 vagas de estacionamento, nova rótula de entrada, ampliação das áreas de embarque e desembarque, reforma dos banheiros, salas comerciais, além de uma praça de alimentação com 12 pontos comerciais, lojas, academia, capela, quadras esportivas, restaurante e café.
O terminal recebeu melhorias em acessibilidade, com instalação de elevador e cadeira escaladora, além de reforços em segurança, como a Segunda Companhia de Aviação de Policiamento Aéreo (CIOPAER) e a renovação da frota do Corpo de Bombeiros.
A pista de taxiamento e o pátio de aeronaves foram reformados e receberam nova sinalização. Também estão em execução um novo hangar, sistema de drenagem e revitalização de 80% do cercamento patrimonial.
Entre os próximos passos do projeto estão a ampliação do terminal de passageiros, novo pátio para aeronaves comerciais, área de taxiway e a instalação de uma usina fotovoltaica, voltada à geração de energia limpa para o aeroporto.