Piauí terá novo sistema de alertas da Defesa Civil em junho

Ferramenta enviará mensagens automáticas para celulares em áreas de risco conectados às redes 4G e 5G. Quatro cidades terão fase inicial de testes.

Redação Nx Notícias
26/05/2025 19h35 - Atualizado há 2 meses
Piauí terá novo sistema de alertas da Defesa Civil em junho
Foto: Luís André/Secom Defesa Civil RS

O estado do Piauí passará a contar, a partir do dia 7 de junho, com o novo sistema Defesa Civil Alerta, desenvolvido pelo Governo Federal. A ferramenta utiliza tecnologia de ponta para enviar mensagens automáticas de emergência aos celulares conectados às redes 4G e 5G localizados em áreas de risco.

O sistema já está em funcionamento em estados das regiões Sul e Sudeste e, desde dezembro, já emitiu 360 alertas. Agora, a tecnologia chega a todo o Nordeste, com a fase de testes no Piauí sendo realizada nas cidades de Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

Diferente do modelo anterior, que exigia cadastro via SMS, o novo sistema não requer inscrição prévia. Os alertas surgirão diretamente na tela dos celulares, no formato pop-up com sinal sonoro, mesmo com o aparelho no modo silencioso. A geolocalização será feita por meio das estações rádio base (ERBs) das operadoras Algar, Claro, TIM e Vivo, permitindo que somente os usuários nas áreas afetadas recebam os avisos.

O objetivo do sistema é garantir respostas rápidas e eficazes em situações como alagamentos, enxurradas, vendavais e deslizamentos.

Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec), o sistema representa um avanço histórico para o estado:
A Defesa Civil do Estado do Piauí chega num momento importante da sua história, sempre se falou de monitoramento, sempre se falou de alerta, mas as ferramentas eram bastante analógicas, imprecisas e de curto alcance. Com o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, que capacitou os nossos técnicos e que dotou o estado do Piauí das ferramentas necessárias, nós vamos finalmente trazer o DCA, e a versão de teste desse alerta será executado em quatro municípios prioritários, serão os pioneiros no start do teste desse sistema de alerta. Agora nós teremos uma ferramenta refinada, de longo alcance, para que a gente possa realmente orientar e manter a população do estado Piauí bem informada no que diz respeito a situações de risco com severidade, afirmou o gestor.

A Defesa Civil orienta a população a manter seus celulares atualizados e conectados à rede móvel, para garantir o recebimento automático dos alertas.


Tags »
Notícias Relacionadas »