A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa) está alertando o setor regulado sobre um golpe praticado contra farmácias de manipulação no estado. Um homem tem se passado por fiscal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Divisa, realizando ligações telefônicas para ameaçar estabelecimentos com notificações falsas e aplicação de multas inexistentes.
Segundo a diretora da Divisa, Tatiana Chaves, o órgão não realiza esse tipo de abordagem por telefone.
“Recomendamos que as empresas que receberem esse tipo de ligação não repassem informações, nem realizem pagamentos, e entrem em contato com os órgãos de vigilância sanitária e comunique imediatamente para a polícia para relatar a situação”, esclareceu.
A Divisa afirma ainda que diversas denúncias semelhantes já foram registradas e pede que os estabelecimentos que receberem esse tipo de contato não forneçam dados e nem efetuem pagamentos.
“A empresa que receber esse tipo de ligação pode entrar em contato com a Ouvidoria da Vigilância Sanitária, por meio do número 86 99466 8097”, reforçou Tatiana.
O órgão disponibilizou um canal direto para denúncia:
? Ouvidoria da Vigilância Sanitária: (86) 99466-8097.
A Divisa orienta que a colaboração do setor regulado é essencial para evitar fraudes e garantir a integridade das fiscalizações. Todas as ações legítimas seguem protocolos técnicos e administrativos previstos em lei.