A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) participou, na última sexta-feira (28), da 3ª reunião ordinária do Colegiado Permanente das Secretarias-Gerais das Mesas dos Parlamentos Estaduais, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O encontro foi promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e reuniu representantes de 12 estados brasileiros.
O Piauí foi representado por Emanuelito de Oliveira, chefe de gabinete da Presidência da Alepi e ex-secretário-geral da Mesa Diretora. Ele participou da reunião no lugar do atual secretário-geral, Luciano Nunes, que estava em agenda oficial em Brasília.
Emanuelito destacou a importância do evento para o intercâmbio de experiências entre os legislativos estaduais. “Tratamos sobre Propostas de Emenda à Constituição, que podem ser apresentadas pelas Casas Legislativas, desde que reúnam mais da metade das assembleias legislativas do país. Também falamos sobre como a inteligência artificial pode ser utilizada para melhorar os trabalhos dos parlamentos subnacionais”, explicou.
Entre os destaques do encontro, foi apresentado o Programa Minas Fiscaliza, que permite à Assembleia mineira acompanhar de perto a execução de emendas parlamentares pelo Executivo. Também foram debatidos temas como transparência das Casas legislativas e ampliação da participação popular.
Segundo Emanuelito, a participação da Alepi reforça o compromisso com a modernização e qualificação do parlamento piauiense, um esforço apoiado pelo presidente da Casa, deputado Severo Eulálio.