Fraude no INSS: veja se você foi vítima e como pedir reembolso

Mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas devem confirmar se autorizaram descontos associativos. Aviso será feito apenas pelo app Meu INSS.

Redação NX Notícias
13/05/2025 10h36 - Atualizado há 1 semana
Fraude no INSS: veja se você foi vítima e como pedir reembolso
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar nesta terça-feira (13) mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos irregulares em seus benefícios. A notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, sem uso de telefone ou mensagens por SMS.

A mensagem enviada será:

“Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão consultar os descontos e informar se foram autorizados. A verificação será feita pelo app Meu INSS, no serviço “Consultar descontos de entidades associativas”, ou pela central 135. A análise abrange valores descontados entre 1º de março de 2020 e 31 de março de 2025.

Caso o segurado afirme que não autorizou o desconto, o INSS notificará a entidade responsável por meio do Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA). A associação terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário, devolver o valor descontado ou informar que o caso está em juízo.

Se não houver comprovação, o INSS emitirá uma Guia de Recolhimento da União (GRU), e os valores serão devolvidos com correção monetária, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Como baixar o app Meu INSS:

  1. Acesse a loja de apps (Android ou iOS);

  2. Baixe o app Meu INSS e aceite os termos de uso;

  3. Faça login com sua conta gov.br (CPF e senha);

  4. Autorize o acesso aos dados pessoais;

  5. Consulte os serviços e histórico do benefício.

Canais de contato:
• Aplicativo Meu INSS
• Site: meu.inss.gov.br
• Telefone 135 (segunda a sábado, 7h às 22h)


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