O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar nesta terça-feira (13) mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos irregulares em seus benefícios. A notificação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, sem uso de telefone ou mensagens por SMS.
A mensagem enviada será:
“Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão consultar os descontos e informar se foram autorizados. A verificação será feita pelo app Meu INSS, no serviço “Consultar descontos de entidades associativas”, ou pela central 135. A análise abrange valores descontados entre 1º de março de 2020 e 31 de março de 2025.
Caso o segurado afirme que não autorizou o desconto, o INSS notificará a entidade responsável por meio do Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA). A associação terá 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o beneficiário, devolver o valor descontado ou informar que o caso está em juízo.
Se não houver comprovação, o INSS emitirá uma Guia de Recolhimento da União (GRU), e os valores serão devolvidos com correção monetária, entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Como baixar o app Meu INSS:
Acesse a loja de apps (Android ou iOS);
Baixe o app Meu INSS e aceite os termos de uso;
Faça login com sua conta gov.br (CPF e senha);
Autorize o acesso aos dados pessoais;
Consulte os serviços e histórico do benefício.
Canais de contato:
• Aplicativo Meu INSS
• Site: meu.inss.gov.br
• Telefone 135 (segunda a sábado, 7h às 22h)