Um bar localizado na Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina, foi alvo de operação policial nesta quarta-feira (2) por funcionar como ponto de apoio logístico e base de tráfico de drogas para a facção Bonde dos 40. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o local vinha sendo monitorado desde 2023.
“Aqui é um bar do Bonde dos 40. É um ponto de encontro desses criminosos. Funciona uma boca de fumo e eles vendem o entorpecente daqui”, declarou o delegado. “Quando chegamos, alguns deles conseguiram fugir, mas descartaram arma de fogo e uma quantidade de drogas. Dois foram presos.”
Além de vender drogas, o bar também era usado como paiol, servindo para esconder armamentos da organização. Dois irmãos presos no local são apontados como responsáveis por guardar armas da facção.
“Essa estrutura aqui serve única e exclusivamente para dar suporte à facção. Vamos pedir a interdição do estabelecimento. É uma estrutura pensada para o crime. Um terreno baldio nos fundos era usado para esconder entorpecentes e facilitar a fuga dos criminosos”, afirmou Charles Pessoa.
Durante a ação, também foi preso Jorge Hugo, conhecido como 4M, foragido do sistema penitenciário. Ele estava escondido em uma das casas monitoradas pelo DRACO. Com ele, a polícia apreendeu drogas e materiais usados no tráfico.
“Ela pertence ao Bonde dos 40. Por isso estava escondida nessa região. Essa célula vem sendo enfraquecida com diversas prisões nos últimos meses”, disse o delegado.
A operação integra o Pacto Pela Ordem, iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí voltada à desarticulação de núcleos de facções criminosas em bairros de Teresina. A faccionada Ana Azevedo também foi localizada na região durante o monitoramento.
A ação mobilizou 13 ordens judiciais e contou com apoio da FEISP, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, BOPE, BEPI, Canil e Guarda Civil Municipal.