Polícia Militar intercepta caçadores com animais abatidos no Piauí

Ação da CIPA ocorreu em Coronel José Dias, na área de amortecimento do Parque Nacional Serra da Capivara; foram apreendidos animais silvestres e armas

Redação Nx Notícias
05/07/2025 00h21 - Atualizado há 7 horas
Polícia Militar intercepta caçadores com animais abatidos no Piauí
Foto: Ascom Polícia Militar

A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), realizou uma nova ação contra a caça ilegal na zona rural do município de Coronel José Dias, região sul do estado. A operação ocorreu nesta quinta-feira (3), na localidade Veneza, área de amortecimento do Parque Nacional Serra da Capivara.

A ação foi desencadeada após uma apreensão anterior que resultou na prisão de dois caçadores. Durante a ocorrência, os policiais identificaram indícios da presença de outros envolvidos na prática criminosa, o que motivou a continuidade do patrulhamento na mata.

Horas depois, a equipe interceptou mais três suspeitos, que estavam portando animais silvestres abatidos e apetrechos de caça. Foram apreendidos:

- 6 tatus

- 4 gambás

- 2 preás

- 2 pombas

- 1 tamanduá-mirim

- 1 espingarda artesanal

- Facões e lanternas

Segundo o capitão Odair Paes Landim, comandante da 1ª CIPA, a prisão de um dos envolvidos confirmou a ligação com vídeos divulgados em redes sociais, nos quais o homem aparece ostentando o abate de animais. “Observamos indícios de que havia outro grupo por perto. A equipe aguardou em local estratégico e conseguiu realizar a abordagem, onde foram encontrados os animais abatidos e apetrechos de caça. Inclusive, um dos indivíduos presos seria autor de um vídeo que estava circulando nas redes sociais, no qual ele ostentava o abatimento de vários animais. Após todas as constatações, os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (DPC), para confecção do Auto de Prisão em Flagrante”, disse o oficial.

Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Raimundo Nonato, onde foram autuados com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Todo o material foi apreendido e o caso seguirá sob investigação.

O Parque Nacional Serra da Capivara é reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco e possui rigoroso controle ambiental. A caça é proibida em toda sua extensão e nas áreas de entorno, e a fiscalização é permanente por parte das forças de segurança.


Tags »
Notícias Relacionadas »