A etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (Jepis) 2025 começou nesta segunda-feira (4), em Teresina, com participação recorde de mais de 22 mil alunos atletas, vindos de 10 polos regionais. A cerimônia de abertura foi realizada na Arena Verdão com representantes das secretarias dos Esportes (Secepi), Educação (Seduc) e Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
Segundo a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, “Temos mais de 22 mil alunos atletas participando de forma direta dos jogos escolares. São 191 municípios participando e descentralizando o esporte. Serão modalidades individuais e coletivas, e quatro paralímpicas. Nós teremos também o maior número de atletas paralímpicos, sendo 137 que irão representar o nosso estado”.
A etapa estadual contará com disputas em 22 modalidades, incluindo atletismo, futsal, natação, vôlei de praia, judô, basquete e outras. Os classificados de 12 a 14 anos vão disputar os Jogos da Juventude em Brasília (DF), e os de 15 a 17 anos seguem para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Uberlândia (MG). Já os atletas paralímpicos vão para a Paralimpíadas Escolares Nacional, em São Paulo, em novembro.
Mauro Eduardo, secretário da Seid, afirmou que “Para nós, é um momento de muita alegria, porque mostra a importância do esporte da inclusão de pessoas com deficiência. Um aluno da cidade de Monsenhor Gil, o João, por exemplo, tem autismo e foi campeão mundial no atletismo. Isso mostra que as pessoas com deficiência precisam apenas de uma oportunidade para mostrar para a sociedade que são capazes”.
De 2022 a 2024, o número de medalhas nacionais conquistadas pelo Piauí saltou de 23 para 63. Para Washington Bandeira, secretário da Educação, isso é resultado de investimento direto. “Mais uma vez batemos o recorde com as demais secretarias envolvidas. É o maior investimento da história, são mais de R$ 2 milhões só da Seduc, contando investimentos em hospedagem, alimentação, arbitragem, premiação, material esportivo, transporte, em especial, o aéreo que vamos custear para os alunos vitoriosos”, destacou.
A competição segue até 17 de agosto em Teresina. Os locais e horários das provas podem ser acompanhados no perfil oficial da Secepi (@esportes.pi).