O Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (7), o edital Hackathon de Compras Públicas por Inovação, voltado a reunir profissionais de tecnologia, design, negócios e áreas afins para desenvolver soluções que resultem em uma plataforma integrada de licitações. A proposta é atender às demandas de diferentes órgãos públicos, tornando os processos mais ágeis e eficientes.
O anúncio ocorreu durante o 1º Seminário Estadual de Contratações Públicas para Inovação do Piauí, realizado no Sebrae e que segue até esta sexta-feira (8). No modelo hackathon, participantes competem na criação de soluções para problemas específicos, com avaliação, apresentação e possibilidade de contratação das propostas vencedoras.
Segundo o secretário de Administração, Samuel Nascimento, o edital é voltado a empresas que já possuam soluções inovadoras disponíveis e desejem concorrer a futuras contratações:
“Elas vão poder participar de um processo que vai ter avaliação, apresentação e, ao final, as soluções que se destacarem terão oportunidade também de ter uma contratação de encomenda tecnológica, outro tipo de contratação de inovação na Secretaria de Administração”, disse.
Ele reforçou que a iniciativa busca ampliar benefícios para a população:
“O que a gente espera é ganhar cada vez mais economicidade, respeitando os recursos públicos, o dinheiro que a população paga de impostos, para que a gente consiga entregar mais rapidez, com mais simplicidade e as soluções de serviço público para o piauiense”.
O documento foi assinado pelo secretário Samuel Nascimento e pela superintendente de Licitações e Contratos da Sead, Jacilene Coelho Bezerra Fortes.