O governador Rafael Fonteles lançou, nesta segunda-feira (23), a edição 2025 dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). A competição deve reunir 15 mil estudantes de escolas públicas e privadas em 102 municípios e baterá recorde com 22 modalidades, incluindo esportes paralímpicos. O evento acontece de 4 a 17 de agosto, em Teresina.
A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak com presença de secretários, autoridades e alunos medalhistas de edições anteriores.
“Primeiro, por melhorar a autoestima do povo, quando há atletas se destacando no Brasil e no mundo. Segundo, por complementar as habilidades socioemocionais de crianças e jovens”, afirmou Rafael Fonteles sobre o papel do esporte.
O governador destacou que esta será a maior edição já realizada dos jogos e que o evento contará com 10 polos regionais para as classificatórias.
Segundo a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, os vencedores representarão o Piauí em competições nacionais como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Jogos da Juventude e as Paralimpíadas Escolares.
“Haverá uma seletiva para que, em torno de 250 alunos, possam representar o Piauí nas competições nacionais”, disse Josiene.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou a importância da parceria entre educação e esporte.
“É o casamento perfeito: formamos nossos jovens através do esporte escolar e também identificamos talentos que podem competir em nível estadual, nacional e até internacional”, destacou.
Bandeira também confirmou que o Governo do Estado custeará integralmente a participação dos estudantes nas etapas nacionais, incluindo passagens aéreas.
“O governo garante, inclusive, o transporte aéreo. Custeamos tudo. E, assim, vamos formando nossos jovens com disciplina, foco, vivência social e revelando talentos para o Piauí”
A estudante Amanda Pereira, de 14 anos, já participou de duas edições dos JEPIs e este ano vai competir novamente no kumitê até 47 kg.
“Aprendi muito com essa experiência. No primeiro ano, ganhei medalha de bronze. Na edição seguinte, evoluí bastante e conquistei a prata. Neste ano, com fé em Deus, vou trazer o ouro”, declarou.
O aluno João Pedro, também de 14 anos, disputa no karatê acima de 70 kg.
“Faço academia de manhã e à noite. Estou bem motivado e confiante de que vou alcançar meu objetivo”, afirmou.