O Hospital do Mocambinho, em Teresina, oferece atendimento gratuito e especializado para pessoas com dependência química. O serviço é voltado para adultos com 18 anos ou mais, e inclui tratamento hospitalar para desintoxicação de álcool e outras drogas.
A unidade conta com leitos separados para homens e mulheres, enfermarias climatizadas e área de convivência. O ambiente é estruturado para garantir acolhimento, conforto e dignidade durante todo o processo de recuperação.
“Quando bem conduzido, o tratamento pode representar um ponto de virada na trajetória de quem vive há anos marcado pelo uso de substâncias psicoativas”, afirmou Talyta Campelo, responsável técnica pela psicologia no hospital.
O atendimento é feito por equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas. O foco é oferecer um plano terapêutico individualizado, que promova a estabilização física e emocional do paciente.
“Investir em um tratamento hospitalar qualificado, centrado no acolhimento e na atuação multiprofissional, não significa apenas lidar com um problema pontual de saúde; é abrir caminho para que esse paciente reconstrua sua autonomia, dignidade e perspectiva de futuro”, destacou Talyta.
Segundo Perla Oliveira, gerente administrativa da unidade, o trabalho em equipe é essencial para um cuidado integral. “Isso permite a construção de planos terapêuticos que auxiliam o paciente a dar os primeiros passos na reconstrução de sua vida com dignidade, consciência e apoio contínuo”, disse.
O serviço é 100% custeado pelo SUS. Para iniciar o tratamento, é necessário procurar o setor de Urgência do Hospital do Mocambinho ou entrar em contato pelo número (86) 2222-0177, onde o paciente passará por triagem e avaliação médica.