Dois postos de combustíveis da zona Sul de Teresina foram autuados nesta quinta-feira (24) por irregularidades nas bombas de abastecimento, segundo fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). Os fiscais constataram erro de medição conhecido como “medida baixa”, quando o volume entregue ao consumidor é menor do que o registrado na bomba.
De acordo com o Imepi, em um dos estabelecimentos, o prejuízo ao consumidor chegava a 2,4 litros a cada 20 litros pagos. No outro, mais de 1 litro era subtraído com a mesma prática. Além disso, as bombas apresentavam péssimo estado de conservação. Os postos de combustíveis envolvidos na prática foram devidamente autuados.
“Além da medida baixa, as bombas estavam em mau estado de conservação. Em um posto de combustível, mais de 2 litros a menos entrava no carro do consumidor a cada 20 litros abastecidos, no outro eram retirados mais de um litro de combustível com a mesma prática. Nossos fiscais estão atentos na capital e também no interior, atuando para coibir irregularidades e proteger a população em geral”, afirmou o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo.
As ações de fiscalização fazem parte do trabalho contínuo do órgão para coibir fraudes no comércio e proteger o consumidor. O diretor informou que as fiscalizações seguem ativas tanto na capital quanto no interior do estado.
O consumidor que desconfiar de irregularidades pode denunciar pelo aplicativo Fala Consumidor (disponível para Android e iOS) ou pelo WhatsApp da ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.