Piauí lança nova identidade funcional com validade nacional

Documento será físico e digital, com QR Code e padrão nacional. Inicialmente, atenderá forças de segurança; depois, todos os servidores estaduais.

Redação Nx Notícias
17/07/2025 23h58 - Atualizado há 10 horas
Piauí lança nova identidade funcional com validade nacional
Foto: Regis Falcão

O Governo do Piauí lançou, nesta quinta-feira (17), a nova Carteira de Identidade Funcional dos servidores públicos estaduais. O documento, que terá versões física e digital, será válido em todo o território nacional e poderá ser verificado por QR Code, com integração à base da Carteira de Identidade Nacional.

O lançamento foi realizado na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em Teresina, com a presença de autoridades e representantes de corporações. Nesta primeira etapa, serão contemplados os servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal.

O documento poderá ser usado em operações e abordagens, garantindo rapidez na identificação e autenticidade em qualquer lugar do país. A expectativa é de que, em breve, a carteira funcional seja expandida para todos os servidores estaduais e também categorias vinculadas a sindicatos e associações.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que a ação está alinhada à estratégia de digitalização do Estado. “O Piauí tem como política pública a transformação digital. Para que isso aconteça, é necessário identificar a sua população, os seus cidadãos. Hoje, somos o primeiro estado a emitir a Carteira de Identidade Nacional graças ao trabalho do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco. Agora, estamos avançando na identificação das forças policiais com um padrão nacional e vamos levar essa iniciativa para todos os servidores. No futuro, queremos expandir essa identificação para sindicatos, associações e categorias profissionais. Além disso, a nova carteira terá um QR Code para garantir autenticidade e combater abusos, facilitando a verificação em qualquer lugar do país”, pontuou.

O diretor do Instituto de Biometria Forense, Juarez Carvalho, explicou o funcionamento e o alcance do documento. “O servidor público, seja da área da segurança ou de outras categorias, precisa de um documento confiável para rápida identificação no exercício de suas funções. A padronização nacional da identidade funcional garante isso. Algumas categorias, especialmente da segurança pública, precisam do documento físico para pronta apresentação em diligências. A carteira é gerada a partir da identidade civil, com atributos funcionais agregados. Cada órgão deverá oficializar ao Instituto de Biometria Forense a solicitação para emissão do documento”, afirmou.


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