O governo de Javier Milei anunciou nesta segunda-feira (28) que a Argentina deu início ao processo de adesão ao Visa Waiver Program, dos Estados Unidos. A medida permitirá que cidadãos argentinos entrem em território americano sem necessidade de visto, após conclusão dos trâmites bilaterais.
O anúncio foi feito após encontro na Casa Rosada entre Milei e a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Kristi Noem. A aproximação entre os dois governos vem se intensificando desde que Milei assumiu a presidência, com alinhamento político ao ex-presidente Donald Trump.
Enquanto isso, países que não mantêm alianças estratégicas com Trump, como o Brasil, enfrentam obstáculos comerciais. No último dia 9 de julho, o governo americano anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com vigência a partir desta sexta-feira (1º).
A adesão da Argentina ao programa de isenção de visto ainda depende de etapas técnicas, mas o governo já considera o avanço como sinal claro de fortalecimento da parceria entre os dois países.