O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta sobre os riscos do consumo do chamado “morango do amor”, bombom de morango envolto em casquinha de caramelo que viralizou nas redes sociais. De acordo com o conselho, o doce pode provocar fraturas nos dentes, além de danificar aparelhos ortodônticos, próteses e facetas dentárias.
"O ideal, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca, de forma que sejam minimizados os riscos", orienta o CFO.
O órgão explica que alimentos duros e pegajosos, como o caramelo, podem arrancar dispositivos odontológicos ou grudar nos dentes, provocando acidentes. Vídeos de usuários que quebraram dentes ou perderam próteses ao tentar morder o doce se tornaram comuns nas redes.
Entre as recomendações do CFO, estão:
- Usar os dentes molares, que são mais resistentes;
- Evitar morder diretamente a parte mais grossa da casquinha;
- Escovar os dentes logo após o consumo;
- Evitar o doce se o paciente usar prótese ou aparelho.
Além dos danos mecânicos, o caramelo e o alto teor de açúcar do doce favorecem o acúmulo de biofilme e o surgimento de cáries. O CFO reforça que a higienização adequada, incluindo o uso de fio dental, é essencial para remover resíduos, principalmente do caramelo, que pode permanecer grudado nos dentes.
Pacientes com facetas, aparelhos ou próteses devem evitar o consumo completamente. O conselho ainda alerta que, em caso de acidente, é essencial buscar atendimento odontológico imediato.