O Governo do Piauí apresentou neste sábado (16), durante a programação dos 173 anos de Teresina, o Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (SPIA) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A iniciativa, lançada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, recebeu investimento superior a R$ 23 milhões.
A primeira etapa do SPIA já disponibiliza 629 postes inteligentes e mais de 1.200 câmeras de alta resolução em funcionamento contínuo na capital. Somadas às unidades já instaladas anteriormente, o estado passa a contar com mais de 3.500 câmeras integradas ao novo sistema.
Segundo o governador Rafael Fonteles, o projeto representa um salto na modernização da segurança. “Segurança se faz com inteligência, tecnologia e integração das forças policiais. Esse sistema é fruto de recursos do Estado e de uma emenda do senador Marcelo Castro, que fortalece a inteligência da nossa segurança pública”, destacou.
Entre os recursos disponíveis estão reconhecimento facial, leitura de placas veiculares, visão noturna e capacidade de alcance de quase três quilômetros. O processamento das imagens é feito por um supercomputador operado pela Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi).
O secretário Chico Lucas ressaltou o impacto no enfrentamento da criminalidade. “Essas câmeras vão se somar às já existentes em diferentes setores e, em breve, também às particulares, o que vai ampliar a eficiência no combate a crimes patrimoniais e contra a vida”, afirmou.
Outro diferencial do projeto é a instalação de 16 totens de emergência em pontos estratégicos de Teresina. Os equipamentos contam com botão de pânico e câmeras de monitoramento, permitindo que o cidadão acione a polícia em situações de risco.
O CICC, também inaugurado neste sábado, concentrará o monitoramento das câmeras, além de integrar serviços como o 190, o B.O. Fácil e a radiocomunicação. Para o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery, a tecnologia amplia a capacidade de resposta: “Com a localização embarcada das viaturas, conseguiremos deslocar imediatamente a mais próxima ao ponto de ocorrência”, explicou.
As próximas fases do programa incluem a expansão do CICC para Parnaíba e a integração com sistemas de outros municípios, como Campo Maior e Piripiri. As ações fazem parte do Pacto pela Ordem, estratégia da SSP-PI voltada à prevenção e combate ao crime.