O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu mais de 150 produtos irregulares em uma operação realizada nas cidades de Pedro Laurentino, Nova Santa Rita, São João do Piauí, Capitão Gervásio e São Miguel do Fidalgo. Entre os itens retirados de circulação estavam pneus, kits de motocicleta, fios e cabos elétricos, adaptadores, panelas e extensões.
Os materiais foram recolhidos por não atenderem às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e levados ao depósito do órgão para os trâmites legais.
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, a vistoria percorreu 43 estabelecimentos e resultou na autuação de 19 empresários. “São diversas infrações. Por exemplo, um pneu remoldado usado indevidamente pode gerar um acidente grave na estrada. Um fio e cabo elétrico irregular aumenta a tarifa de energia da população e pode ocasionar um curto-circuito no local, entre outros motivos. Nossas equipes seguem atentas, percorrendo todas as regiões do Piauí para proteger o consumidor”, destacou.
O Imepi orienta que denúncias sobre irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelo aplicativo Fala Consumidor ou pelo WhatsApp da ouvidoria: (86) 99456-1921.