O Governo do Estado do Piauí apresentou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei nº 82, que prevê incentivos para empresas aéreas ampliarem operações de voos nacionais e internacionais no Estado. A medida busca aumentar a conectividade entre os municípios piauienses, com foco no fortalecimento do turismo e da economia local.
Pela proposta, companhias que implantarem rotas semanais de carga ou passageiros entre municípios do Piauí — exceto Teresina — e outras cidades do Brasil ou do exterior terão direito à subvenção econômica. O objetivo é expandir a aviação regional, reduzir o isolamento de municípios e integrar diferentes regiões do Estado de forma mais eficiente ao restante do País.
De acordo com o projeto de lei, “a ampliação da malha aérea regional contribui para reduzir o isolamento de municípios, facilitar o acesso a serviços públicos e privados de maior complexidade e impulsionar cadeias produtivas, como o turismo, o agronegócio e o comércio”.
Os novos voos devem encurtar distâncias para destinos turísticos como Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, além de cidades do interior com atrativos culturais, religiosos e naturais, como São Raimundo Nonato, Oeiras e Bom Jesus. A iniciativa também busca fomentar o empreendedorismo local, gerar empregos e promover a interiorização do desenvolvimento.