O programa Nota Piauiense, da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), passou a integrar a plataforma Gov.pi Cidadão, centralizando em um só espaço digital os principais serviços do benefício. A iniciativa amplia a praticidade e garante mais eficiência no acesso ao sistema, que devolve parte do ICMS pago nas compras para quem informa o CPF na nota fiscal.
Na plataforma já estão disponíveis serviços como: cadastro de CPF, consulta de saldo, extrato e recuperação de senha do Nota Piauiense. Segundo Nayara Duarte, product owner da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a integração marca um avanço importante na digitalização dos serviços públicos.
“Com a chegada do Nota Piauiense ao Gov.pi Cidadão, conseguimos ampliar a disponibilidade dos dados e oferecer ao usuário uma experiência mais ágil e segura, centralizando os serviços em um só lugar”, destacou.
Para acessar, basta entrar no site pidigital.pi.gov.br ou utilizar o aplicativo Gov.pi Cidadão, fazendo login com os dados do Gov.br. Depois, é só buscar pelo termo “Nota Piauiense” para visualizar os serviços.
Criado para estimular a cidadania fiscal e combater a sonegação, o programa garante que parte do ICMS retorne em forma de crédito para os consumidores cadastrados. A Sefaz alerta que os valores acumulados têm validade de dois anos e podem ser bloqueados caso existam débitos vinculados ao CPF, sendo necessário regularizar a situação para liberar os créditos.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]