A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Unidade de Atendimento (Unicat), lançou, nesta quarta-feira (16), um novo sistema online de agendamento para atendimento presencial nas agências da Sefaz, tanto na capital quanto no interior do estado. A iniciativa visa reduzir filas de espera e tornar o atendimento mais ágil e eficiente, além de otimizar o trabalho dos servidores.
De acordo com o diretor da Unicat, Paulo Roberto Holanda Monteiro, o novo sistema permitirá que o contribuinte agende sua visita à agência diretamente pelo site da Sefaz, evitando longas esperas. “Vamos lançar mais uma novidade, que é o agendamento virtual do atendimento presencial. Dessa forma, o contribuinte não precisará mais ficar em fila de espera porque poderá fazer o agendamento presencial por meio do próprio site da Sefaz e o servidor estará esperando por ele, no dia e hora marcados, para fazer esse pronto atendimento. E também facilita para o servidor, que já será direcionado quanto ao tipo de demanda, tornando esse atendimento mais ágil”, explica.
A plataforma de agendamento pode ser acessada pelo link https://portal-atendimento.sefaz.pi.gov.br/, onde o contribuinte pode solicitar o agendamento para o atendimento presencial. Caso haja algum imprevisto, também será possível remarcar o atendimento para outra data, além de permitir que o cidadão avalie o serviço prestado. Segundo o coordenador de Atendimento da Sefaz, Wagno Linhares, essa avaliação é essencial para aprimorar continuamente o atendimento. “É importante esse retorno porque ajuda a Sefaz a melhorar cada vez mais o atendimento para o cidadão”, complementa.
O novo sistema também facilita o processo para os servidores, que são informados sobre a natureza da demanda, permitindo um atendimento mais eficiente e direcionado. Além disso, com o agendamento, o contribuinte poderá esclarecer dúvidas sobre impostos estaduais, como IPVA, ICMS, e ITCMD, e também obter informações sobre a emissão de declarações e certidões negativas.
O treinamento dos servidores das agências e coordenadores das regionais foi realizado para garantir a implantação e operacionalização do sistema, visando um retorno célere e eficiente para todos os que necessitam de atendimento presencial.