A Prefeitura de Teresina foi selecionada para participar da capacitação “Comunidades de Prática”, promovida pelo Ministério das Cidades, com foco no desenvolvimento urbano integrado. A iniciativa reúne 30 municípios brasileiros e tem como objetivo aprofundar o planejamento e a execução de projetos sustentáveis em diversas regiões do país.
A inscrição da capital piauiense foi feita pela Agenda Teresina 2030, que mobilizou uma equipe multidisciplinar para participar da seleção.
— “Montamos um time interdisciplinar e conseguimos ser selecionados. Esta é uma oportunidade para que nossos técnicos possam atualizar seus conhecimentos tanto com os especialistas quanto com os técnicos de outras cidades. O fruto dessa capacitação será um projeto que deverá ser executado em prol do desenvolvimento de Teresina”, destacou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.
Além de Teresina, cidades como Belém (PA), Palmas (TO), Maceió (AL), Campina Grande (PB), Sobral (CE) e Porto Velho (RO) também foram selecionadas. Segundo o Ministério das Cidades, as equipes participantes terão papel estratégico na multiplicação do conhecimento e na transformação das políticas urbanas em seus territórios.
A capacitação será realizada em etapas virtuais, nas quais os técnicos das prefeituras aprofundarão o conhecimento com base nas realidades locais. Ao final do processo, cada município desenvolverá um projeto de estudo de caso, que poderá ser aplicado de forma prática, com foco no desenvolvimento sustentável e planejamento urbano eficiente.