A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, na próxima quarta-feira (31), o II Fórum de Equidade em Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional. O Fórum será realizado no município de Picos e é voltado para todos os municípios que compõem a macrorregião de Saúde Semiárido.
O evento tem por objetivo qualificar e orientar os profissionais de saúde da Atenção Primária/EMulti/ESF e futuros profissionais de saúde para um atendimento de maior qualidade das populações vulnerabilizadas como indígenas, negros, quilombolas, população LGBTQIAPN+, população de rua.
O evento ocorre no auditório da Escola Normal de Picos, das 8h30 às 16h e contará com palestras e discussões sobre segurança alimentar, perfil dos atendimentos na rede de saúde às vítimas de violência sexual no Piauí, importância da intersetorialidade nos atendimentos entre outras temáticas pertinentes ao atendimento das populações vulnerabilizadas.
Filipe Silva, coordenador de equidade em saúde da Sesapi, destaca que as temáticas que serão abordadas são de grande importância para a melhoria do atendimento e acolhimento de populações vulnerabilizadas nos serviços de saúde disponíveis para a população.
“Ter essa discussão e esse momento junto aos profissionais nos permite prepará-los para peculiaridades e situações próprias que surjam durante o atendimento dessas populações. O objetivo é ter profissionais prontos para promover um atendimento com a máxima qualidade para essa parcela da população”, fala o coordenador.
O Fórum é mais uma das atividades que compõem o planejamento do Governo do Estado, por meio da Sesapi, para o fortalecimento da Atenção Primária no estado.