Estão abertas as inscrições, até o dia 8 de agosto, para o “MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial Aplicadas” da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) . O curso, com certificação de pós-graduação latu sensu, é voltado para servidoras e servidores públicas(os) federais, militares das Forças Armadas e empregados(as) públicas(os) federais concursados(as) de empresas que recebem recursos da União para pagamento de pessoal, preferencialmente, que desempenhem atividades analíticas relacionadas ao ciclo de vida das políticas públicas do governo federal e têm necessidade de desenvolver competências em ciência de dados.
O curso possui uma carga horária total de 390 horas, distribuídas ao longo de aproximadamente 13 meses, com aulas majoritariamente em modalidade EAD síncrona e laboratórios presenciais em Brasília. As atividades semanais ocorrerão às segundas-feiras (manhã), quartas-feiras (noite) e sextas-feiras (manhã), com exceção do Laboratório de Casos de Políticas Públicas que, por serem presenciais, ocorrerão em dias consecutivos na semana.
A oferta desse curso é anunciada na mesma semana em que acontece a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja abertura, nesta terça-feira (30), terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Conferência, será apresentada proposta para o Plano Nacional de Inteligência Artificial. Além desse projeto, reivindicação do próprio presidente, o Governo Federal tem se empenhado em digitalizar todo o funcionamento interno e também o atendimento à população.
O objetivo do MBA da Enap é desenvolver e aprimorar a capacidade profissional de servidores públicos(as) federais na aplicação de Ciências de Dados e Inteligência Artificial na análise e avaliação de políticas públicas. Entre os objetivos específicos estão: entender o processo de elaboração e avaliação de políticas públicas; desenvolver habilidades básicas de programação e análise estatística; coletar, manipular, limpar e integrar dados e aplicar métodos de ciência de dados a problemas de políticas públicas, comunicando soluções de forma eficaz.
São ofertadas 40 vagas, preenchidas por meio de processo seletivo regulamentado por edital. Para se inscrever, é necessário ter graduação em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo MEC, pertencer ao público-alvo descrito no edital, não estar cursando outro programa de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu da Enap e não ter cursado outro programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Enap nos últimos dois anos.
A metodologia do curso integra teoria e prática, com aulas expositivas, atividades práticas em Jupyter Notebooks, discussões em grupos e laboratórios de casos. Ferramentas digitais como AVA, Miro e Mentimeter serão utilizadas para apoiar as atividades de ensino. A avaliação será contínua, abrangendo a aplicação de conceitos, técnicas e reflexões, incluindo estudos individuais ou em grupos, avaliação das disciplinas e do trabalho de conclusão de curso (TCC). Para obter a certificação, é necessário ter frequência mínima de 75% da carga horária total, avaliação satisfatória em todas as disciplinas e aprovação do TCC com nota mínima de 70 pontos.
Para mais informações e inscrições, acesse o edital completo no site do MBA.