A zona Sudeste de Teresina será sede do primeiro Centro Plural de Atividades da Juventude, equipamento público voltado para o fortalecimento da juventude piauiense. O espaço terá capacidade para atender até 40 mil jovens por ano e recebeu investimento de R$ 4.088.482,92.
A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (19) pelo governador Rafael Fonteles, durante o evento “Summit: Pacto Pela Juventude Piauiense”. Segundo ele, o centro está inserido em uma política de promoção dos direitos da juventude, com atenção especial à população negra em situação de vulnerabilidade.
“É uma preocupação nossa, assim como do presidente Lula, proteger a vida dos nossos jovens negros que compõem, muitas vezes, os maiores índices de assassinatos no Brasil. Então, temos que ter um olhar especial para proteger a vida dessas pessoas”, afirmou o governador.
O espaço contará com quadras esportivas, campo de futebol, salas de aula, auditório, banheiros, área administrativa, estacionamento e paisagismo. O projeto prevê também áreas abertas para a prática de esportes e realização de atividades culturais.
Segundo o coordenador estadual da Juventude, Everton Calisto, o equipamento terá múltiplas funções. “O centro é um equipamento totalmente voltado para a juventude, com capacitação, entretenimento e esporte. Lá, vamos ter quadra, campo e salas de aula para qualificações profissionais. Tudo isso dentro desse espaço, voltado especificamente para a juventude e seus familiares. O centro vai impactar mais de 40 mil jovens por ano”, explicou.
A iniciativa integra os esforços do governo estadual para ampliar o acesso de jovens a oportunidades de educação, lazer e qualificação profissional, promovendo inclusão e desenvolvimento social.