O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, esteve na manhã desta segunda-feira (19) no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para tratar da dívida da Prefeitura Municipal. Ele se reuniu com o presidente do órgão, Kennedy Barros, e com o corpo técnico do tribunal, levando 3.574 processos administrativos para análise e futura deliberação.
Segundo o prefeito, o encontro visa garantir transparência na condução das contas públicas. “Pedi este encontro aqui no Tribunal de Contas ao presidente Kennedy, que conta com um quadro técnico qualificado e exerce o controle externo. É preciso que, na gestão pública, não reste qualquer dúvida, pois se trata do que pertence a todos”, afirmou Silvio Mendes.
O gestor explicou que os processos encaminhados envolvem situações de possível irregularidade ou de documentação incompleta. “A prefeitura encaminhou, por dever, 3574 processos, sejam aqueles francamente irregulares, sejam outros não identificados. Então cabe à própria prefeitura, que é quem paga a conta à população, e ao TCE, que tem que julgar aquilo que é correto e aquilo que não é”, declarou.
O presidente do TCE, Kennedy Barros, destacou a importância da articulação entre os mecanismos de controle. “Os prefeitos que assumem podem intensificar o trabalho de análise interna das situações herdadas e enviar esses achados ao Tribunal, que tem o papel de exercer o controle externo. Trata-se, portanto, de compatibilizar o controle interno com o controle externo, buscando soluções para melhorar os serviços públicos. Um desejo compartilhado tanto pela gestão quanto pelo Tribunal de Contas. É nessa lógica que recebemos a visita com muita alegria”, afirmou.
A visita ao TCE reforça o compromisso da atual gestão municipal com a prestação de contas, a eficiência administrativa e o respeito aos princípios da legalidade e moralidade pública.