Polícia descobre central clandestina de envio de SMS com golpes em SP

Equipamento foi encontrado em apartamento vazio na região da Avenida Paulista. Sistema enviava milhares de mensagens com links fraudulentos para roubo de dados.

Redação Nx Notícias
23/05/2025 20h30 - Atualizado há 12 horas
Polícia descobre central clandestina de envio de SMS com golpes em SP
Foto: Anatel

A Polícia Civil de São Paulo descobriu na quinta-feira (22) uma central clandestina de disparo de SMS com conteúdo fraudulento, instalada em um apartamento desocupado na região da Avenida Paulista, área central da capital paulista. No local, foi apreendido um equipamento capaz de enviar milhares de mensagens de texto com links falsos, usados para roubar dados de usuários. Ninguém foi preso na ação.

A operação contou com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que fiscalizou o imóvel localizado no 15º andar de um prédio no Viaduto Santa Generosa, próximo à estação Paraíso do metrô.

Segundo a investigação, o equipamento funcionava com um notebook acoplado a uma antena digital portátil. A estrutura derrubava o sinal de operadoras e passava a emitir um sinal clandestino de telecomunicação, usado para disparar SMS falsos com mensagens alarmistas, como alertas sobre suspensão da CNH ou dívidas bancárias inexistentes.

Ao clicar no link, um vírus era instalado no celular da vítima, permitindo o acesso remoto a aplicativos financeiros e troca de senhas.

A Anatel já realizou cinco apreensões semelhantes na Grande São Paulo em menos de um ano. Em janeiro, um suspeito foi preso por envolvimento em outro esquema de disparo de SMS com golpes. Desta vez, o caso começou a ser investigado após uma operadora de telefonia denunciar interferência de sinal na região.

Os criminosos deixaram no apartamento um hardware para armazenamento de dados e uma antena ligada ao sistema, que permitia operar o esquema remotamente. As mensagens tinham conteúdo persuasivo, como “Seus 98 mil pontos expiram à meia-noite, corra para trocar por milhas, produtos ou cashback”.

A polícia continua investigando os responsáveis pelo equipamento e pela estrutura clandestina. A recomendação é não clicar em links recebidos por SMS de origem desconhecida e denunciar conteúdos suspeitos à Anatel ou à operadora.


Tags »
Notícias Relacionadas »