INSS inicia devolução de descontos indevidos nesta segunda (26)

Aposentados e pensionistas receberão reembolso automaticamente entre 26 de maio e 6 de junho, conforme calendário de pagamento. Não é necessário solicitar.

Redação Nx Notícias
23/05/2025 20h13 - Atualizado há 7 horas
INSS inicia devolução de descontos indevidos nesta segunda (26)
Divulgação Governo Federal

A partir desta segunda-feira (26), o INSS começa a devolver os valores descontados indevidamente da folha de abril aos aposentados e pensionistas. O reembolso será feito automaticamente, sem necessidade de solicitação. Estão sendo devolvidos R$ 292 milhões, referentes às mensalidades associativas não autorizadas.

Os valores serão pagos junto com o benefício regular, de 26 de maio a 6 de junho, conforme o número final do benefício (NB) e o valor recebido (igual ou superior a um salário-mínimo).

Os descontos indevidos foram aplicados porque a folha de pagamento de abril já estava fechada quando o INSS determinou a suspensão das cobranças. Os valores foram retidos e agora retornam aos beneficiários.

Calendário de devolução:

Para quem recebe até 1 salário-mínimo:

- Final 1: 26 de maio

- Final 2: 27 de maio

- Final 3: 28 de maio

- Final 4: 29 de maio

- Final 5: 30 de maio

- Final 6: 2 de junho

- Final 7: 3 de junho

- Final 8: 4 de junho

- Final 9: 5 de junho

- Final 0: 6 de junho

Para quem recebe acima de 1 salário-mínimo:

- Finais 1 e 6: 2 de junho

- Finais 2 e 7: 3 de junho

-  Finais 3 e 8: 4 de junho

- Finais 4 e 9: 5 de junho

- Finais 5 e 0: 6 de junho

Descontos antigos:
Para reaver valores de mensalidades associativas antigas, o beneficiário deve entrar em contato com o INSS e informar que não autorizou o desconto. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone 135. A entidade associativa será notificada para apresentar comprovação. Se não comprovar, o valor será devolvido pelo INSS.

Alerta contra golpes:
O INSS alerta que não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou e-mail e não realiza ligações solicitando informações. Em caso de contato suspeito, denuncie à Ouvidoria pelo portal Fala BR (gov.br/falabr) ou pelo telefone 135. Informações oficiais devem ser buscadas apenas nos canais do INSS ou do Governo Federal.


Tags »
Notícias Relacionadas »