Os investimentos da Águas de Teresina em serviços de coleta e tratamento de esgoto seguem acelerados na cidade com obras em vários bairros, como Vermelha, Centro, Nossa Senhora das Graças, Tabuleta, Monte Castelo, São Pedro, Real Copagre, Mocambinho, Memorare, Vila da Paz, Água Mineral e Pirajá. O avanço das obras permitiu que Teresina tenha atualmente 59% de cobertura de esgotamento sanitário, contribuindo com a qualidade de vida da população, como, por exemplo, a redução de doenças por veiculação hídrica, como diarreia, dengue e cólera.
Os bairros que recebem essas obras são visitados por equipes de conscientização da concessionária, que passam de porta em porta com informações para tirar dúvidas dos moradores a respeito da implantação do serviço, além de falar sobre benefícios do saneamento básico. Outro assunto abordado é acerca da ligação intradomiciliar do imóvel, que consiste em ajustes internos necessários para direcionar o esgoto gerado de pias, banheiros, vasos sanitários e ralos para a rede instalada pela concessionária.
"Esse trabalho de aproximação com as pessoas é essencial para adaptar o cliente ao serviço de saneamento. Muitas pessoas viveram por anos com o esgoto na porta de casa e a rede de esgoto traz uma perspectiva de mudança muito grande. Daí a importância dessas visitas dos nossos agentes socioambientais para que a população possa entender o benefício de longo prazo que vai ter", diz o diretor executivo da Águas de Teresina, Danilo Almeida.
Confira abaixo o cronograma de obras até 11 de agosto
• Centro
Avenida Maranhão: entre as avenidas Joaquim Ribeiro e José dos Santos e Silva, entre a Av. Gil Martins e rua Porto e entre a rua Valdivino Tito e Av. Joaquim Ribeiro (7h às 18h)
Avenida José dos Santos e Silva: entre Avenida Miguel Rosa e rua Magalhães Filho (7h às 18h)
Rua Gabriel Ferreira: entre ruas Olavo Bilac e Santa Luzia (7h às 18h)
Rua Olavo Bilac: entre ruas Treze de Maio e Simplício Mendes (7h às 18h)
• Vermelha:
Rua Valdivino Tito: entre a rua 13 de Maio e Av. Pedro Freitas (7h às 18h)
• Nossa Senhora das Graças:
Av. Miguel Rosa: entre ruas 24 de Janeiro e Gabriel Ferreira (19h às 5h)
• Tabuleta:
Ruas David Caldas: entre ruas Prof. João Soares e Av. Ind. Gil Martins (7h às 18h)
Av. Ind. Gil Martins: entre ruas David Caldas e Treze de Maio (7h às 18h)
Rua Treze de Maio: entre rua Prof. João Soares e Av. Ind. Gil Martins (7h às 18h)
• Monte Castelo:
Rua Arimatéa Tito: entre Rua Zefinha Ferraz e Gov. Coriolano de Carvalho (7h às 18h)
• São Pedro
Ruas: Porto, Paulistana e Beneditinos. (7h às 18h)
• Real Copagre
Avenida União: entre ruas Altos e Alto Longá (7h às 18h).
• Mocambinho:
Setor A: Ruas: Jornalista Josípio Lustosa (entre quadras 33 e 35), Senhor Piauí, Enfermeira Glades Assunção Lima, Eng. Pedro de Alcântara Veloso, Fernando Silva Castro, Gilberto da Cruz Rocha, José Leôncio Aguiar, Leônidas Francisco Rodrigues, Marceneiro Ataualpa Pereira, Marly Fernandes, Raimunda Carmosina, Vigia Abdias Andrade, Profª Graça Ciríaco.
• Memorare:
Rua Irmã Angélica Arnaut: entre Sotero Vaz e Alto Longá. (7h às 18h).
• Vila da Paz:
Ruas: Palmares (entre Av. Ind. Gil Martins e rua Paraguai), Rua do Rosário, Antônio Lemos, Isaías Coelho, Gurguéia, Uruçuí, Itaueira, Colômbia, Joaquim Dias Santana, Paraguai (Palmares e Itaueira) e Piracuruca.
• Água mineral:
Avenida Duque de Caxias: entre as ruas Trindade Júnior e Gonçalves Ledo (7h às 18h)
Ruas: João F Ferry, Tenente José Vieira, Paraim, Gonçalves Ledo, Lucílio Avelino, Aminthas Floriano, Trindade Júnior, Lucrécio Dantas Avelino, Tenente José Bispo, José de Freitas, Nanja, Batalha, Samuel Soares Cordeiro, Dom Miguel Câmara, Rua da Grota, Jornalista Eudes Pereira, Padre Josino, Fronteiras, Quilombo dos Palmares, Tenente Luiz Simplício e São Gregório.
• Pirajá:
ETE Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto - ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto
Visitas socioambientais
Monte Castelo, Vermelha, Macaúba, Macaúba, Centro, Mocambinho (Setores, A, B, C, E), São Francisco, Poti Velho, São Pedro, Água Mineral, Memorare, Real Copagre, Buenos Aires, Mafrense, Cidade Nova, Monte Castelo.
Reuniões com a comunidade
Mocambinho e Alto Alegre