IFPI reabre inscrições para seleção 2025.2 com 1.025 vagas

Candidatos têm até 7 de julho para se inscrever em cursos técnicos gratuitos. Processo exige conta Gov.br e oferece isenção para inscritos no CadÚnico.

Redação NX Notícias
23/06/2025 11h31 - Atualizado há 1 semana
IFPI reabre inscrições para seleção 2025.2 com 1.025 vagas
Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) reabriu as inscrições para o Exame Classificatório 2025.2, com 1.025 vagas em cursos técnicos gratuitos. As inscrições, suspensas anteriormente por problemas técnicos, devem ser feitas até o dia 7 de julho de 2025 pelo site selecao.ifpi.edu.br, com uso obrigatório da conta Gov.br.

As vagas estão distribuídas entre os campi de Angical, Floriano, Parnaíba, Picos, Teresina Central, Teresina Dirceu Arcoverde e Teresina Zona Sul. A seleção é para cursos com início ainda em 2025.

Modalidades de ingresso:

Os candidatos podem se inscrever em duas modalidades:

- Concomitante: para quem está cursando ou vai cursar o ensino médio em outra instituição em 2025;

- Subsequente: para quem já concluiu o ensino médio até a data da matrícula.

Isenção da taxa:

Estudantes inscritos no CadÚnico e com renda per capita de até meio salário mínimo podem pedir isenção da taxa de inscrição até o dia 29 de junho de 2025. Para isso, basta selecionar a opção “ISENTO” no formulário de inscrição e informar o NIS e um documento de identidade.

Cotas e heteroidentificação

Candidatos pretos, pardos, indígenas ou quilombolas que desejarem concorrer por meio do sistema de cotas precisam passar por procedimento de verificação da autodeclaração:

- Pretos e pardos: devem fazer a heteroidentificação online até 7 de julho de 2025, pelo site heteroidentificacao.ifpi.edu.br, com acesso Gov.br;

- Indígenas e quilombolas: devem apresentar documentação conforme edital.

Atendimento especial

Pessoas com deficiência ou lactantes podem solicitar atendimento especial no momento da inscrição, anexando os documentos exigidos. Lactantes deverão levar acompanhante maior de idade no dia da prova, que ficará com a criança em local reservado.

Caso o pedido seja negado, o candidato poderá apresentar recurso no site oficial do IFPI.


Notícias Relacionadas »