Investimentos em estrutura física e pessoal fortalecem segurança e promovem cidadania
A Secretaria da Segurança divulgou, nesta segunda-feira (12), um balanço das obras e serviços de engenharia realizados em 2023 e primeiro semestre de 2024.
Ascom SSP - PI
13/08/2024 00h18 - Atualizado em 13/08/2024 às 00h18
Divulgação: Governo do Estado
A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP) divulgou, nesta segunda-feira (12), um balanço das obras e serviços de engenharia realizados nos últimos anos pela Gerência de Obras e Engenharia. Ao todo, 17 unidades policiais foram revitalizadas e modernizadas em 2023. No primeiro semestre deste ano, mais 24 unidades foram atendidas, com a meta de concluir a revitalização de mais 70 até o final do ano. Essas unidades estão atualmente em processo de reforma ou na fase de adequação do projeto, e novas unidades estão em fase de licitação.
O objetivo é ampliar ainda mais o alcance das melhorias em infraestrutura, proporcionando ambientes de trabalho adequados e ergonômicos para que todo o contingente possa desenvolver a dinâmica policial com total êxito em todo o estado, que possui atualmente um efetivo de mais de 7 mil profissionais.
Entre os projetos que se destacam para inauguração neste ano estão a reforma e ampliação do Instituto Médico Legal (IML), bem como a construção das novas sedes do Instituto I-DNA Forense, do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), do Corpo de Bombeiros Militar de Esperantina, do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, todas em Teresina.
Além disso, está prevista a conclusão ainda este ano, da construção e ampliação do complexo esportivo da Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (Acadepol). O projeto contemplará a instalação de uma piscina semiolímpica, vestiários e uma área de apoio. Também estão previstas as construções das Unidades Integradas de Segurança Pública (UISP) em Nazária e Inhuma, além da Delegacia Seccional de Bom Jesus e a Delegacia Seccional de Barras. Adicionalmente, serão construídos dois Centros de Convivência através do Orçamento Participativo.
A Secretaria está em processo de licitação para o Complexo de Segurança de Altos e de Picos, as UISPs de Amarante e Cajueiro da Praia, e a construção de sedes para o Corpo de Bombeiros em Uruçuí, Paulistana, Corrente, Bom Jesus, Campo Maior e Valença. Também estão previstas a instalação de sedes para o Núcleo de Polícia Científica em Parnaíba, Campo Maior e Bom Jesus, a construção da Central de Flagrantes em Teresina e de uma delegacia em Pedro II.
Cidadania
No ano passado, a SSP também instalou 24 postos do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco para a emissão da nova carteira de identidade, e outros 31 serão instalados até julho deste ano.
Neste mês, foram iniciados os serviços de engenharia para revitalização de seis batalhões, com destaque para o 1° Batalhão da Polícia Militar (BPM), que será entregue em dezembro, durante as comemorações do aniversário da Unidade.
O diretor administrativo da SSP, Rannyere Tardele, enfatizou que o aumento no número de unidades atendidas evidencia o compromisso da SSP com a modernização e reestruturação, fundamentais para a melhoria da infraestrutura das sedes e o aprimoramento da dinâmica policial no estado. "Uma polícia mais estruturada permite garantir resultados positivos para o estado", afirmou.
Juliana Lima, engenheira civil, e gerente de Obras e Engenharia da SSP destacou que todo o investimento reflete um esforço contínuo para modernizar e equipar as forças de segurança. "É um trabalho em construção. Nossa meta é reestruturar todas as unidades para que o trabalho do policial seja desenvolvido com êxito, atendendo às expectativas dos cidadãos, que esperam um local mais seguro e melhor para viver", explicou.
Unidades Entregues em 2023:
Polícia Civil
- Academia de Polícia Militar (Acadepol)
- Delegacia Seccional de Canto do Buriti
- Delegacia de Manoel Emídio
- Secretaria das Mulheres
- 3° DP de Teresina
- Delegacia de Homicídio, Tráfico de Drogas e Latrocínio de Picos (DFHT)
- Delegacia de Água Branca
- Delegacia de São Pedro
Polícia Militar
- GPM de São José do Peixe
- 9° Batalhão da Polícia Militar (BPM)
- GPM da Cerâmica Cil
- GPM de Cabeceiras
- GPM de Miguel Alves
- Corpo de Bombeiros Militar:
- CBM em Parnaíba e Oeiras
Unidade Integrada
- UISP Potycabana e UISP Encontro dos Rios
Unidades entregues no primeiro semestre de 2024
Polícia Civil
- Delegacia de Matias Olímpio
- Delegacia de Curimatá
- Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos (DRFV)
- Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
- Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC)
- Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO)
- Delegacia Seccional de Uruçui
- Delegacia Seccional de Luís Correia
- Delegacia de Baixa Grande do Ribeiro
- Delegacia Seccional de Demerval Lobão
- Delegacia de São João do Piauí
- Delegacia Seccional de Valença
- Delegacia de São João
- Unidade de Posto do IDDFP/Teresina
Polícia Militar
- GPM de Cristino Castro
- GPM de Amolar
- GPM de Dirceu Arcoverde
- GPM de Jatobá
- GPM de Vila Nova
- GPM de Marcolândia
- GPM de Barra Grande (Cajueiro da Praia)
- 3° CIA Militar/Teresina
FONTE: Governo do Estado do Piauí