Governo do Piauí lança BO Fácil com denúncias via WhatsApp

Piauí é o primeiro estado do Brasil a permitir registro de boletim de ocorrência, denúncias anônimas e chamadas para o 190 por meio do WhatsApp com uso de inteligência artificial.

Redação Nx Notícias
01/07/2025 00h18 - Atualizado há 9 horas
Governo do Piauí lança BO Fácil com denúncias via WhatsApp
Foto: Gabriel Paulino

O governador Rafael Fonteles lançou nesta segunda-feira (30), no Espaço Piauí Gov Tech, o BO Fácil — primeiro serviço do Brasil que permite registrar boletim de ocorrência (BO) pelo WhatsApp. O número oficial da ferramenta é 0800 086 0190. O sistema também possibilita denúncias anônimas e contato direto com o 190, canal de emergência da Segurança Pública.

Durante o lançamento, Rafael destacou o papel da tecnologia no combate à criminalidade. É uma ferramenta importante para reduzir indicadores de violência, pois vai ajudar o trabalho das forças de segurança. Além disso, vai melhorar a comunicação do cidadão, que tem agora um canal rápido e seguro para poder fazer denúncias e relatar ocorrências de violência. Mais um exemplo de transformação digital a serviço do povo, afirmou o governador.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O BO Fácil utiliza inteligência artificial (IA) para coletar dados da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos. A IA gera um protocolo em PDF que é automaticamente enviado ao cidadão pelo próprio WhatsApp, garantindo agilidade e segurança.

Além do boletim de ocorrência, o sistema também oferece:

- Canal de emergência 190, com possibilidade de envio de localização;

- Denúncia anônima, com sigilo total da identidade do denunciante.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que o serviço elimina a necessidade de comparecimento físico a uma delegacia. “Isso restringia muito o acesso da população, pois nem todas as cidades têm Polícia Civil”, explicou.

Ele também ressaltou a importância do serviço em áreas sem cobertura de telefonia, mas com acesso à internet: “Além de fazer o BO, elas podem acessar o serviço de emergência, como o 190”. Para o secretário, o novo sistema empodera o cidadão: “Muitas vezes o policial filtrava a comunicação, e essa não pode ser controlada pelo Estado. Se você for vítima de violência, você comunica. Essa comunicação não pode ter obstáculos”.

Foto: Gabriel Paulino
Foto: Gabriel Paulino

O diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança, delegado Anchieta Nery, explicou que o serviço foi desenvolvido após dois anos de pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). “A gente investiu em pesquisa de inteligência artificial para poder entender, compreender o relato que o cidadão venha a mandar pelo WhatsApp, compreender se há uma necessidade de urgência ou não naquele relato”, detalhou.

Como usar o BO Fácil
O cidadão envia uma mensagem de texto ou áudio para o número 0800 086 0190 com os dados do fato. O sistema registra automaticamente a ocorrência e gera o protocolo em PDF, enviado via WhatsApp. Em caso de denúncia, o sigilo é garantido.

Falsas denúncias serão responsabilizadas
Apesar do uso de IA, as informações são supervisionadas por policiais. “Todas as informações recebidas passam por um processo de análise para evitar o uso indevido da ferramenta. As ocorrências falsas, por exemplo, podem gerar responsabilização criminal”, alertou Anchieta Nery.


Tags »
Notícias Relacionadas »