O prazo para recorrer da negativa ao atendimento especializado no Enem 2025 termina nesta quarta-feira (2). O período, que inicialmente se encerraria na última sexta (27), foi ampliado pelo Ministério da Educação (MEC). Os recursos devem ser enviados exclusivamente pela Página do Participante.
A solicitação será reavaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desde que o participante envie documentação que comprove a necessidade de recurso de acessibilidade. Os arquivos devem estar em formato PDF, PNG ou JPG, com até 2MB, legíveis e redigidos em língua portuguesa.
O laudo deve conter: nome completo do participante; diagnóstico e descrição da condição com o respectivo CID-10; assinatura e identificação do profissional, incluindo registro no CRM, RMS ou outro órgão competente.
Podem solicitar atendimento especializado pessoas com deficiência (PCD), gestantes, lactantes, idosos, e pessoas com transtornos como autismo, dislexia e déficit de atenção, entre outros.
Caso o recurso seja aceito, o participante poderá contar com atendimento como prova em braile, letra ampliada, tempo adicional, sala individual, guia-intérprete, mobiliário adaptado ou leitor de tela, de acordo com a condição informada.
Além disso, no dia da prova, será permitido o uso de materiais próprios como máquina de escrever em braile, óculos especiais, bomba de insulina, medidor de glicose e bolsa de colostomia. Todos os itens permitidos estão listados no edital do Enem 2025.
O Inep reforça que esses materiais serão vistoriados no dia do exame pelos chefes de sala, para garantir a segurança e lisura do processo.