A Universidade de Brasília (UnB) anunciou, nesta sexta-feira (5), a expulsão do estudante Wilker Leão de Sá, que filmava aulas e colegas sem autorização para expor e criticar professores e estudantes em seu canal no YouTube.
A decisão foi assinada pela reitora Rozana Naves e comunicada oficialmente pela instituição. Segundo a nota, Leão está impedido de realizar novas matrículas e o ato seguiu recomendações do relatório final do processo disciplinar discente e do parecer da Procuradoria Federal junto à UnB. Cabe recurso.
O caso também foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), à OAB e à Polícia Federal, devido às possíveis violações legais.
Com mais de 940 mil inscritos em seu canal, Leão já havia sido suspenso no ano passado, enquanto respondia a processo administrativo. Ele também foi condenado pela Justiça por calúnia e difamação contra um professor da universidade.
Em abril, o estudante chegou a convocar um ato na UnB ao lado de outros militantes de direita. Em vídeos postados em seu canal, declarou cursar História para “justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias. Combater isso é o meu principal objetivo dentro da universidade federal”.