O Governo do Piauí determinou que drones particulares não poderão ser utilizados no desfile de 7 de Setembro em Teresina. Apenas os equipamentos operados por forças de segurança estarão liberados. A decisão foi tomada como medida de proteção ao público e aos participantes da solenidade.
A cerimônia será realizada neste domingo (7), na Avenida Marechal Castelo Branco, com expectativa de atrair mais de 40 mil pessoas. O ato celebrará os 203 anos da Independência do Brasil e contará com a participação de escolas, entidades civis e corporações militares e policiais.
Segundo a organização, a partir das 6h da manhã haverá bloqueio nas avenidas Marechal Castelo Branco e São Raimundo, além de ruas próximas. Motoristas da Zona Norte devem estacionar perto da Ponte Estaiada, enquanto os que chegam da Zona Sul devem utilizar vias paralelas e seguir a pé até o local do desfile.
06h30: Apresentação do efetivo (Cefap)
07h00: Incorporação da Guarda-Bandeira
07h15: Hasteamento das bandeiras (em frente ao Bope)
07h20: Acendimento do Fogo Simbólico da Pátria
07h30: Revista da tropa
07h45: Início do desfile
10h30: Encerramento previsto
Mais de 50 instituições confirmaram presença, totalizando cerca de 7 mil integrantes. Estarão representados Exército, Polícia Militar, Polícia Federal, PRF, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, além da Cavalaria da PM. Escolas públicas e privadas também participarão, com aproximadamente mil estudantes.
Na sexta-feira (5), às 17h, a Avenida Francisco de Almeida Neto, na Zona Sudeste, receberá o 35º Desfile Cívico do Grande Dirceu. O público esperado é de 40 mil pessoas, com mais de 5 mil estudantes da rede estadual. O tema deste ano será a Constituição Federal, com apresentações culturais, bandas, porta-bandeiras e comissões de frente organizadas pela 21ª GRE.