Defesa Civil alerta para riscos ao empinar pipas em áreas urbanas

Órgão reforça cuidados com linhas cortantes e proximidade da rede elétrica, recomendando locais seguros e supervisão de adultos durante as férias escolares.

Redação Nx Notícias
07/07/2025 20h40 - Atualizado há 1 semana
Defesa Civil alerta para riscos ao empinar pipas em áreas urbanas
Reprodução

Durante o período das férias escolares, empinar pipas volta a ser uma das atividades preferidas entre crianças e adolescentes. Com os ventos mais intensos, comuns nesta época do ano no Piauí, a prática aumenta — e com ela, os riscos de acidentes. A Secretaria da Defesa Civil do Estado (Sedec) emitiu um alerta com orientações para que a brincadeira ocorra de forma segura, principalmente em áreas urbanizadas.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, é fundamental que a diversão seja feita longe de fios elétricos, antenas e vias com tráfego intenso. Existem alguns riscos que são inerentes à prática de empinar pipas/papagaios. Eles estão muito relacionados à proximidade com a rede elétrica. Principalmente com o uso de materiais cortantes na linha. Então, a Defesa Civil faz algumas recomendações de segurança clássicas: primeiro é necessário buscar um local extenso e livre, longe da rede elétrica e de árvores para a prática dessa brincadeira; outro é que não é recomendável uso de linha chilena ou linha trabalhada com material cortante como, por exemplo, o popular cerol e uma atenção redobrada para a prática em áreas de grande fluxo de veículo, principalmente tráfego de pedestres motociclistas, haja vista o grande número de acidentes envolvendo essas linhas cortantes em ciclistas, motoqueiros e moto-taxistas. A recomendação é buscar local aberto e sem fluxo de veículos, para desfrutar dessa brincadeira de forma saudável e segura, explica.

Entre as orientações, estão:
– Evitar o uso de linhas com cerol, linha chilena ou materiais metálicos;
– Optar por linhas de algodão, menos perigosas;
– Soltar pipas em locais abertos, como campos ou parques, longe de postes e fios elétricos;
– Nunca empinar pipas durante chuvas ou em dias com relâmpagos;
– Redobrar a atenção ao atravessar ruas e observar bem o caminho ao correr atrás da pipa.

A Sedec destaca ainda que pais e responsáveis devem supervisionar as crianças e reforçar a proibição de materiais cortantes. O objetivo é garantir que todos possam aproveitar as férias de forma segura, evitando acidentes e tragédias.


Tags »
Notícias Relacionadas »