Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) estão nas ruas com a Operação Férias Seguras, que segue até o dia 11 de julho em Teresina e cidades do interior. A ação busca garantir que produtos muito usados durante as férias estejam em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos pelo Inmetro.
Estão sendo fiscalizados itens como cadeirinhas infantis, bebê conforto, assentos de elevação para carros, pneus, capacetes, colchões, balanças comerciais em padarias e restaurantes, bombas de combustível, produtos de higiene pessoal e eletrodomésticos como grills e churrasqueiras elétricas.
Segundo o diretor-geral do Imepi, Junior Macedo, a fiscalização é parte de uma ação nacional coordenada com todos os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Essa é uma operação nacional do Inmetro realizada em todos os órgãos delegados. Nesse período do ano em que as famílias tiram um tempo para viajar e passar as férias em outra região, o Imepi está atuante e intensificando as fiscalizações para combater irregularidades e proteger os consumidores”, afirmou.
A operação tem como foco a segurança dos consumidores, prevenindo acidentes e prejuízos. Caso os estabelecimentos não cumpram as normas, podem ser multados em até R$ 1,5 milhão, conforme o porte da empresa e o grau da infração.
A população pode denunciar irregularidades pelo WhatsApp (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor, disponível nas lojas virtuais.