O Governo do Piauí lançará, em agosto, o SPIA (Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial), uma nova tecnologia voltada para a segurança pública. O sistema integra o Pacto pela Ordem e contará com 629 postes inteligentes em Teresina e Parnaíba, equipados com mais de 1.200 câmeras de alta precisão.
O investimento é superior a R$ 23 milhões, oriundos de emenda do senador Marcelo Castro. As câmeras realizam reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, análise de comportamento e possuem visão noturna com infravermelho. Um supercomputador da Etipi processará os dados em tempo real.
Além disso, 16 totens de emergência serão instalados em pontos estratégicos. Os equipamentos têm botão de pânico e câmera com giro de 360°, permitindo acionar a polícia em situações de risco.
O sistema será integrado a câmeras de escolas, hospitais e unidades de segurança, com previsão futura de adesão de sistemas particulares, conforme nova regulamentação.
Segundo o secretário de Segurança, Chico Lucas, “O SPIA representa um divisor de águas na segurança pública do Piauí. Vamos usar inteligência artificial, integração de dados e inovação tecnológica para prevenir crimes e agir com mais rapidez. É mais proteção para quem vive e circula pelo nosso estado. Esse é o compromisso do governador Rafael Fonteles com a vida e a segurança dos piauienses”.
O lançamento será realizado em Teresina com demonstração ao vivo da tecnologia e dos primeiros pontos de videomonitoramento.