O Castramóvel do Governo do Piauí está de volta às ruas, agora realizando castrações diretamente dentro do próprio veículo, que passou por uma reforma completa e foi transformado em um centro cirúrgico móvel. A novidade permite mais agilidade e segurança no atendimento de cães e gatos, com capacidade para até 30 procedimentos por evento.
Nos primeiros dias de retorno, a equipe visitou a Associação de Moradores do Parque Piauí e o abrigo São Lázaro, em Teresina, onde quase 50 animais foram castrados. O foco inicial está nos animais de ONGs e de protetores independentes, tanto da capital quanto do interior.
A estrutura do Castramóvel conta com mesas cirúrgicas duplas, espaço para recuperação pós-operatória e profissionais especializados. “Estamos retomando esse importante serviço com mais estrutura e qualidade. É mais dignidade para os pets e para quem cuida deles”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Feliphe Araújo.
Os procedimentos são liderados pelo veterinário Ismael Sá, que destacou o impacto positivo da ação. “O Castramóvel é uma ferramenta importante de saúde pública. As ações são seguras, feitas com responsabilidade e trazem um grande ganho para toda a sociedade, porque ajudam no controle populacional e evitam o abandono de animais”, disse.
Antes da cirurgia, o animal passa por avaliação clínica e é cadastrado no sistema SinPatinhas. Os tutores devem levar os pets higienizados, em jejum (8h sem comida e 2h sem água), e com coleira, guia ou caixa de transporte. Após a cirurgia, os cuidados devem ser mantidos com uso de medicação, higiene da área operada e o colar elizabetano ou roupa cirúrgica.
Socorro Bastos, tutora da gatinha Marjorie, elogiou a iniciativa. “É muito importante esse tipo de ação. Eu não estava em condições de pagar e tive essa oportunidade. O atendimento foi ótimo, rápido, deu tudo certo. Agora é só cuidar. Estou aliviada e muito grata”, relatou.
Com mais de 150 castrações realizadas apenas este ano em Teresina e Picos, a Semarh reforça o compromisso com o controle populacional de animais e a promoção do bem-estar animal no estado.