O Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI) já intermediou 4.250 vagas de emprego em 2025, segundo balanço da Secretaria do Trabalho e Emprego divulgado no dia 29 de julho. Desse total, 2.377 trabalhadores foram encaminhados para processos seletivos e 507 já estão contratados.
Os setores com maior número de contratações são serviços, comércio e construção civil. A atuação do Sine tem como foco não apenas o encaminhamento, mas também a qualificação profissional gratuita, com emissão de certificados após os cursos.
“Estamos em uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa, buscando conhecer melhor o sistema de intermediação de mão de obra da França, que é um dos mais modernos do mundo. Além disso, contamos com o apoio do Banco Mundial (BIRD) para equipar melhor nossas unidades, garantindo uma estrutura mais adequada para acolher o trabalhador que procura nossos serviços”, explicou o superintendente José Barros.
Atualmente, o Sine-PI disponibiliza 175 vagas abertas, sendo 148 na capital, Teresina. As vagas são atualizadas diariamente no portal oficial: portal.pi.gov.br/sine/vagas-de-emprego.
O Piauí também firmou parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa, com o objetivo de adaptar o modelo francês de intermediação, considerado um dos mais modernos do mundo. O sistema também conta com apoio do Banco Mundial (BIRD) para reestruturação das unidades.
Segundo Marina Nery, gerente de Intermediação de Mão de Obra, o cadastro deve ser feito presencialmente nos postos do Sine. “Após o cadastro, o trabalhador já pode visualizar as vagas compatíveis com seu perfil, de acordo com sua qualificação e experiência. Ele pode acompanhar essas oportunidades pelo site, pela Carteira de Trabalho Digital ou diretamente em nossos postos de atendimento. Basta levar os documentos pessoais, certificados e comprovantes de experiência, que ajudam no encaminhamento”, informou.
Ela reforça que o Sine não é responsável pela contratação, apenas realiza a ponte entre empresas e candidatos. “As vagas são oferecidas pelas próprias empresas, que procuram o Sine na expectativa de encontrar a mão de obra ideal para seus quadros. Nosso papel é conectar essas demandas com os perfis disponíveis”, concluiu Marina.
A lista com todos os postos de atendimento no estado está disponível no perfil oficial do Sine: Instagram Sine Piauí.