O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou a disponibilidade de 39 mil carteiras de trabalho físicas que foram perdidas ou roubadas e recuperadas. Os trabalhadores podem consultar a lista no sistema CTPS Recuperadas. e, caso o documento esteja disponível, devem agendar atendimento para retirada em uma unidade regional do MTE, apresentando documento de identificação civil.
O agendamento deve ser feito pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA). Segundo a chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, Andressa Lemos Rodrigues, a carteira física ainda é necessária em alguns casos. “Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou outras situações”, afirmou.
Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital substitui a versão impressa na maioria das contratações. A emissão física ocorre apenas em situações específicas, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais e registros de vínculos anteriores à digitalização. A versão digital, disponível pelo aplicativo ou no portal Gov.br, concentra todas as informações registradas eletronicamente pelo empregador por meio do eSocial.