A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí promoveu neste domingo (17) o projeto Ocupa Estação, em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O evento integrou a programação nacional do Mês do Patrimônio e aconteceu na Estação Ferroviária de Teresina, espaço tombado pelo Iphan em 2013 e recentemente restaurado.
A iniciativa contou com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Agricultura Familiar, Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). A escolha da estação reforçou a valorização de um espaço histórico que agora se consolida como centro de convivência e memória.
De acordo com a superintendente do Iphan no Piauí, Terezinha de Jesus, a ação foi muito bem recebida. “Colocamos à disposição da sociedade diversas ações, como atividades de educação patrimonial, manifestações artísticas e culturais, visitas à Estação Ferroviária, recentemente restaurada e que desperta grande curiosidade da população, além do incentivo à economia criativa. O público elogiou muito a iniciativa e já pede a continuidade das ações na Estação. Toda a equipe da Superintendência está de parabéns por essa entrega à sociedade”, destacou.
Para a coordenadora técnica do Iphan no Piauí, Marília Dias, o projeto marca uma nova fase para a capital. “O evento celebrou o Dia do Patrimônio e marcou a ocupação da nova sede do Iphan na Estação Ferroviária, restaurada no coração de Teresina. Tivemos palestras, atrações culturais, economia criativa e visitas guiadas que encantaram a população. A ideia é dar continuidade, com atividades regulares que mantenham a Estação sempre viva”, afirmou.
O Ocupa Estação reuniu palestras, feira cultural e visitas guiadas, consolidando o espaço como ponto de integração entre memória, cultura e futuro de Teresina.