O Exame Nacional de Residência (Enare) 2025 atingiu o recorde de 138.974 inscritos, um crescimento de 56% em relação a 2024. Os candidatos disputarão mais de 11 mil vagas em 235 instituições de saúde públicas e privadas em todo o país.
Neste ano, o exame traz mudanças importantes. A seleção terá apenas uma etapa obrigatória, composta por prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, o Enare passa a ser integrado ao Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado pelo Inep em parceria com a Ebserh.
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o novo modelo representa um avanço na seleção para residência médica. “O Enare já é um sucesso em 2025. Quase 139 mil inscritos, sendo 51mil para residência uni e multiprofissional, contemplando 15 profissões de saúde, e 87 mil para residência médica. Destes, mais de 80 mil candidatos farão as provas de residência médica de acesso direto, via Enamed , esta importante estratégia de avaliação da qualidade da formação médica no país que se potencializa com o Enare . Uma prova única, que vai mudar a maneira como se faz acesso à residência no Brasil, qualificando cada vez mais esta que é a mais importante estratégia de formação de especialistas, o padrão ouro”, destacou.
A prova está prevista para o dia 19 de outubro. Para a residência médica de acesso direto, o exame será o Enamed, aplicado em mais de 220 municípios. Já para programas com pré-requisito e para residências uni e multiprofissionais, a organização ficará a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 60 cidades brasileiras.
A novidade deste ano é a participação de instituições privadas com ou sem fins lucrativos, que passaram a integrar a seleção ao lado das públicas. Com isso, o número de vagas cresceu 28% em comparação a 2024.