A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou o Mutirão de Varizes entre dezembro de 2024 e março de 2025, beneficiando 10.599 pacientes em 12 regiões de saúde. O procedimento aplicado foi a escleroterapia, que elimina veias dilatadas e reduz dores, inchaço e desconforto nas pernas.
A iniciativa foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PI) e ocorreu de forma descentralizada, em hospitais regionais de referência. Mais de 12 mil consultas prévias de triagem e encaminhamento também foram realizadas, em parceria com Secretarias Municipais de Saúde.
Segundo a diretora da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Olívia Leal, o mutirão teve foco além da estética. “Esse mutirão foi pensado para além da estética. Muitas pessoas convivem com dores crônicas, limitações de mobilidade e impactos diretos no dia a dia por causa das varizes. Levar esse tratamento a todas as regiões é um passo importante na valorização da saúde vascular da população piauiense”, destacou.
Os procedimentos foram realizados em hospitais de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras, Uruçuí, Marcolândia e Valença. O resultado contribuiu para reduzir a demanda reprimida no SUS e garantir atendimento especializado em todas as regiões do estado.