O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realiza nesta terça (2) e quarta-feira (3) a Oficina de Planejamento e Implementação das Diretrizes de Eliminação da Aids e da Transmissão do HIV como Problema de Saúde Pública no Piauí.
O objetivo é desenvolver estratégias e capacitações junto aos profissionais da rede estadual para fortalecer o processo de eliminação do vírus. O evento reúne equipes dos CTAs/SAE e hospitais do estado, com foco em cinco eixos:
- Transmissão vertical;
- Promoção e prevenção combinada do HIV;
- Atuação da sociedade civil;
- Tratamento, manejo e adesão de pacientes;
- Diagnóstico, teste rápido e fluxo de atendimento.
Na quinta-feira (4), a programação terá continuidade com o treinamento presencial do Sistema de Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV (SIMC), no prédio do DataSUS, em Teresina.
Para a coordenadora de ISTs da Sesapi, Cristiana Rocha, a iniciativa marca um avanço no cuidado à população. “Essa oficina é o passo inicial de um processo mais assertivo no enfrentamento ao HIV e à Aids no nosso estado. Com a capacitação dos profissionais, teremos uma rede assistencial mais preparada para atender a população, garantindo melhor cuidado e contribuindo de forma mais efetiva para a prevenção de novos casos”, destacou.
O evento acontece no Luxor Hotel, na Praça Marechal Deodoro, 310, em Teresina.