A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) lançou a 3ª edição do Curso de Operações e Sobrevivência em Área Litorânea (Cosal), com 60 vagas disponíveis para policiais militares piauienses, forças de segurança de outros estados e militares da Marinha do Brasil. As inscrições seguem até as 18h do dia 25 de setembro de 2025.
O curso terá duração de 45 dias e é considerado de alto nível técnico, tático e estratégico. O objetivo é capacitar profissionais para missões preventivas e repressivas, que exigem desempenho físico, técnico e psicológico.
De acordo com o coordenador do curso, tenente-coronel Delgado, a iniciativa fortalece a preparação das forças de segurança. “Esse curso representa o compromisso, a atenção e a preocupação do Comando Geral da PM-PI em fortalecer a capacitação, o treinamento e, assim, potencializar o policiamento. Então, somando os esforços do nosso comando de policiamento do litoral meio-norte, do nosso departamento geral de operações da Polícia Militar do Piauí, estamos com essa oportunidade, são vagas disponibilizadas para todas as instituições de segurança pública do Piauí e de outros estados da nossa federação e também para a Marinha do Brasil”, afirmou.
A seleção será realizada em cinco etapas:
- análise documental;
- avaliação médica;
- avaliação psicológica;
- exame de capacidade física (ECF);
- teste de pró-eficiência em tiro com pistola calibre .40.
- Período: de 2 a 25 de setembro de 2025, até as 18h;
- Local: envio em PDF para [email protected] ou entrega presencial no 2º BPM, em Parnaíba;
- Homologação: divulgação em 26 de setembro, no site da PM-PI e no Boletim do Comando Geral.
A formação é resultado da parceria entre o Comando de Policiamento do Litoral Meio-Norte e o Departamento Geral de Operações da PM-PI.