O programa Implantando Mais Sorrisos concluiu a primeira etapa de atendimentos com a instalação de 3.500 implantes dentários em todo o Piauí. Pacientes de todos os municípios foram contemplados com procedimentos que reabilitam funções como mastigação, fala, deglutição e estética, devolvendo saúde bucal e autoestima.
A iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria da Saúde (Sesapi), leva atendimento por meio de consultórios odontológicos itinerantes, que percorreram as 12 Regiões de Saúde. A distribuição de vagas foi proporcional à população de cada município.
Os pacientes são selecionados pelas prefeituras via Regula Piauí, com exceção de Teresina, que recebeu procura direta. Mulheres vítimas de violência têm prioridade no atendimento, conforme a Lei nº 15.116/2025, que garante serviços odontológicos de reparação a quem sofreu agressões com impacto na saúde bucal.
A primeira etapa incluiu consultas, exames e cirurgias para instalação dos implantes. Em outubro, será iniciada a segunda fase, com escaneamento para confecção das próteses. A última etapa, prevista para novembro, fará a instalação definitiva. Os pacientes contam com suporte presencial e telefônico durante todo o processo.
Os ônibus do programa contam com cadeiras odontológicas, Raio-X digital e equipamentos modernos. Exames complementares, como tomografia ou hemograma, são realizados em clínicas credenciadas sem custo para os beneficiados.
Segundo Roberta Alvarenga, coordenadora de Saúde Bucal da Sesapi, o impacto vai além da estética: “O propósito é dar dignidade às pessoas, melhorar a autoestima, o que faz uma diferença enorme. Mas também resolver a questão funcional, para as pessoas voltarem a mastigar bem, falar corretamente, deglutir da forma correta. Tudo isso, um dente traz de volta”, destacou.