Vacina contra HPV reduz em 58% casos de câncer no colo do útero

Pesquisa da Fiocruz comprova eficácia do imunizante e reforça importância da vacinação gratuita oferecida pelo SUS

06/10/2025 23h39 - Atualizado há 1 semana
Vacina contra HPV reduz em 58% casos de câncer no colo do útero
Reprodução

Um estudo conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Royal Society e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), revelou que a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) reduziu em 58% os casos de câncer do colo do útero e em 67% as lesões pré-cancerosas graves (NIC3) entre mulheres brasileiras.

A pesquisa, publicada pela revista The Lancet, analisou dados de mais de 60 milhões de mulheres entre 20 e 24 anos, com base em informações do Sistema Único de Saúde (SUS) coletadas entre 2019 e 2023. Os resultados confirmam a efetividade da vacina mesmo antes da faixa etária de rastreamento, que começa aos 25 anos.

Segundo os autores do estudo, “os resultados demonstram que a vacinação contra o HPV é eficaz não apenas em países ricos, mas também em contextos com recursos limitados. É um passo essencial rumo à eliminação global do câncer do colo do útero”, destacaram os pesquisadores da Fiocruz Bahia Thiago Cerqueira-Silva, Manoel Barral-Netto e Viviane Sampaio Boaventura.

Avanços na imunização

Desde 2014, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina gratuitamente pelo SUS. Em 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única, seguindo as evidências mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já em 2025, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo, incluindo adolescentes de 15 a 19 anos, usuários de PrEP, imunossuprimidos e pacientes com papilomatose respiratória recorrente.

O câncer do colo do útero é o segundo mais frequente entre mulheres no país e uma das principais causas de mortalidade feminina. A ampliação da cobertura vacinal é considerada decisiva para alcançar a meta global da OMS de eliminar a doença como problema de saúde pública.

Quem deve se vacinar

A vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). O imunizante é indicado para:

- Meninas e meninos de 9 a 14 anos;

- Pessoas imunossuprimidas, transplantadas ou com HIV/Aids, de 9 a 45 anos;

- Vítimas de violência sexual e usuários de PrEP, de 15 a 45 anos;

- Pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), a partir de 2 anos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://nxnoticias.com.br/.